Você sabe o que é a cirurgia guiada?

Sabemos como a Odontologia está sempre em busca de novas técnicas cirúrgicas e até mesmo exames, com o objetivo de aperfeiçoar tratamentos e promover melhores resultados para os pacientes.   

Atualmente, podemos contar com procedimentos como a impressão 3D, além de exames como as tomografias computadorizadas, que trouxeram uma nova oportunidade aos profissionais na reabilitação: a cirurgia guiada. 

Entretanto, os benefícios vão além, sendo extremamente valiosa também para o paciente, que cada vez mais procura por alternativas de tratamentos minimamente invasivos. 

E quais vantagens que ela pode proporcionar para você e seus pacientes? 

Em razão do conhecimento prévio da futura resolução protética e sua relação com as estruturas anatômicas adjacentes, é possível, além de selecionar o melhor implante e sua posição, escolher componentes, realizar provisórios e aplicar a provisionalização imediata de forma previsível em casos selecionados. A cirurgia guiada tem por benefício otimizar o planejamento, por determinar a posição espacial das estruturas anatômicas, reduzindo riscos cirúrgicos, tornando a execução cirúrgica simplificada, rápida, de menor morbidade e com reprodutibilidade. 

No conceito de cirurgia guiada podemos implementar diferentes objetivos restauradores: planejamento reverso digital ou analógico, implantes na posição 3D ideal, distribuição e angulação dos implantes em casos múltiplos e seleção adequada de pilares, dessa forma, reduzindo a chance de erros e improvisações, o que acaba por facilitar também as etapas protéticas subsequentes. 

Para o paciente, os principais benefícios são um menor tempo de cadeira, menor desconforto pós-operatório, maior segurança e resultados reabilitadores otimizados. Quando comparamos com a técnica tradicional, os implantes instalados por meio da cirurgia guiada requerem um investimento e uma curva de aprendizado, no entanto, permitem um melhor resultado clínico, no sentido de eliminar erros e sistematizar a reprodutibilidade dos tratamentos com sucesso, longevidade e maior tranquilidade. 

E o que é necessário para sua realização? 

Para o planejamento para cirurgia guiada de implantes é necessário a soma dos seguintes itens: 

Cirurgia guiada moderna 

A princípio, a cirurgia guiada foi pensada para acompanhar o conceito Flapless (sem retalho), o que traz algumas vantagens que veremos a seguir. 

No entanto, com a prática clínica, bem como o melhor entendimento do funcionamento da cirurgia guiada e do princípios que norteiam a Implantodontia, a cirurgia guiada sem retalho acaba sendo utilizada apenas em situações em que exista suficiente mucosa queratinizada e suficiente volume ósseo, o que infelizmente não é a nossa rotina clínica. 

A cirurgia flapless, por apresentar menor visibilidade e controle de tato diminuído, deve ser utilizada em casos bem selecionados e por profissionais com experiência em cirurgia guiada. Atualmente, a cirurgia guiada tem sido associada a cirurgias com retalho, permitindo melhor manejo dos tecidos moles, tanto em espessura quanto em mucosa queratinizada, e também associada aos procedimentos regenerativos ósseos. Dessa forma, a cirurgia guiada proporciona um ótimo posicionamento do implante, sem negligenciar os cuidados necessários com os tecidos moles e duros, essenciais para um sucesso a longo prazo. 

E quais as vantagens? 

A técnica de prototipagem, bem como a de cirurgia guiada, representa a nova era da Implantodontia, trazendo benefícios não apenas aos cirurgiões-dentistas, mas também aos seus pacientes. Os procedimentos atingem máxima precisão e previsibilidade com o auxílio de um software de planejamento virtual em que resultados protéticos são previamente apresentados ao paciente. 

Prepare-se para todas as tecnologias envolvidas na Implantodontia e incorpore a cirurgia guiada por computador à sua rotina clínica. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *