O óxido nitroso é um gás inalatório que não possui cor, não é inflamável, não causa irritações em pele ou mucosa respiratória, além de possuir um odor agradável e ser também considerado um ansiolítico com baixa solubilidade no sangue.
A sedação com óxido nitroso vem sendo muito empregada nos últimos anos, surgindo como uma alternativa à anestesia, principalmente nos casos de pacientes que possuem medo intenso de dentista, pacientes especiais ou com algumas limitações.
Como vemos, uma das principais vantagens da sedação com óxido nitroso é controlar a ansiedade desses pacientes.
Como funciona a sedação com óxido nitroso?
A sedação com óxido nitroso é também chamada de sedação mínima ou sedação consciente e se trata, basicamente, de um estado induzido do paciente, no qual ele se encontra relaxado e também com sua consciência preservada, o que faz com que possa se comunicar, inclusive verbalmente, com o profissional que o atende.
O óxido nitroso é um fármaco que deprime levemente o sistema nervoso central, e sua via de administração é a inalatória. A sedação com óxido nitroso resulta na analgesia do paciente, o que diminui a ansiedade.
O que se sabe atualmente sobre o mecanismo de atuação do óxido nitroso no cérebro é que sua baixa solubilidade no sangue garante propriedades farmacocinéticas importantes para o tratamento odontológico, como: rápida absorção, rápida distribuição e rápida eliminação, que ocorre em cerca de cinco minutos.
Quais as vantagens da sedação com óxido nitroso?
Além de reduzir a ansiedade e o medo dos pacientes, a sedação consciente com óxido nitroso também possui baixo potencial de toxicidade quando administrado com 50% de oxigênio, o que é fundamental em se tratando dos pacientes odontológicos, que podem até mesmo possuir algumas doenças crônicas.
O óxido nitroso também é rapidamente eliminado do organismo, característica importante da administração de fármacos.
Uma outra vantagem da sedação com óxido nitroso, e talvez uma das principais ou mais importantes, é que quando comparado aos ansiolíticos que são ingeridos oralmente, a sedação não sofre biotransformação hepática, podendo ser usada no tratamento de crianças, idosos, pessoas com doenças cardiovasculares e pacientes especiais.
Afinal, o fato de não sofrer biotransformação evita toxicidade e formação de metabólitos ativos.
Existem efeitos adversos da sedação com óxido nitroso?
Os efeitos adversos da sedação com óxido nitroso são muito pequenos se comparados aos benzodiazepínicos, por exemplo, pois pode ser amplamente empregado no tratamento de diversos pacientes, conforme já mencionado.
A sua principal restrição se dá pelo fato de que a sedação com óxido nitroso não pode ser administrada em indivíduos que possuem doenças respiratórias, isso porque durante a sedação ocorre uma diminuição da quantidade de oxigênio no organismo.
A sedação com óxido nitroso é considerada extremamente segura na Odontologia, possui baixos riscos de efeitos adversos ou complicações, além da facilidade de reversão da sedação se necessário.
É uma possibilidade de oferecer muito mais conforto e tranquilidade para seus pacientes, mas para isso é importante estar habilitado e ter um treinamento correto. Por isso, nós, do Instituto Aria, criamos um treinamento completo e habilitação em analgesia inalatória com óxido nitroso.
Quais os objetivos do curso?
O objetivo é treinar o profissional para a preparação do equipamento e do paciente, além da administração dos gases, monitoramento dos sinais vitais e do paciente para um procedimento seguro.
O curso é ministrado pelos professores:
Douglas Rangel Goulart – CRO-DF 9.672
- Especialista em cirurgia e traumatologia bucomaxilofaciais.
- Mestre e doutor em clínica odontológica – FOP Unicamp.
Adriana de Sales Cunha Correia – CRO-SP 77463
Deixe seus pacientes muito mais seguros e confortáveis durante o atendimento! Confira o conteúdo completo do curso.